Nascido em Recife, Allan começou sua trajetória artística nos muros da sua casa, onde cresceu ouvindo Chico Science ensaiar com sua banda. Foi por influência do próprio Chico, que Allan embarcou na música com sua percussão, no conservatório de Pernambuco. Se mudou para o Rio de Janeiro em 2004, onde se formou como ator pela CAL – Casa de Artes Laranjeiras – dando início a sua história com os palcos.
Integrou o elenco de peças como “Bent” – direção de Luiz Furlanetto, “Dedo Podre”, produzida pela Ikebana Filmes e Produções. A peça “Don Juan(DJ) – direção de Thierry Tremouroux, onde também produziu e idealizou seu primeiro projeto de teatro. Dividiu o palco com grandes nomes, como Regina Duarte, no espetáculo de comemoração de seus 50 anos de carreira “Raimunda, Raimunda”.
Participou de minisséries e seriados em canais como Multishow, HBO, Canal Brasil e Amazon Prime entre outros. Se destacou interpretando Ubaldo em “Cangaço Novo”, na Amazon Prime.
Allan embarcou no mundo do cinema através do convite do diretor e atual parceiro de roteiros Arménio Dias Filho para integrar o elenco do seu filme. Após realizar alguns outros trabalhos no cinema, idealizou seu primeiro projeto que resultou no curta “Oh Captain, my Captain – Tem Pão no Circo” e a partir daí não parou mais.
Em 2012, ao lado de Fernanda Etzberger, deu origem a Ikebana Filmes, dirigiu o clipe musical do maestro Fernando Moura, roteirizou e dirigiu os curtas “Ópio” , “Mais uma História”, “O que teria acontecido ou não naquela calma e misteriosa tarde de domingo no jardim zoológico” e “Restinga”. Todos vencedores de prêmios em festivais nacionais e internacionais. Dentre eles, “O que teria acontecido ou não naquela calma e misteriosa tarde de domingo no jardim zoológico”, lhe rendeu o prêmio de Melhor ator no Festival de Cinema de Gramado em 2016, que ele próprio dirigiu e roteirizou.
Esteve presente no Festival de Cannes em 2016 com o filme “Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho, no qual participou do filme como ator ao lado de Sônia Braga.
Integrou o elenco do filme “Salamandra”, de Alex Carvalho que estreou no Festival de Cinema de Veneza em 2021.
Interpretou Cristian Cravinhos na trilogia de Suzane von Richthofen nos filmes “A Menina que Matou os Pais”, “O Menino que Matou meus Pais e “A Menina que Matou os Pais – A Confissão” e em 2023 fez parte do elenco do filme “Tire 5 Cartas”, de Diego Freitas.
Em 2017 integrou o elenco da novela “Novo Mundo”, na Rede Globo, em 2019 na novela “Jesus”, da Rede Record, em 2023 na novela “Amor Perfeito” e em 2024 na novela “Mania de Você”, também da Rede Globo